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Marcas nacionais têm se destacado frente às multinacionais
Custo-benefício e diversidade de produtos fazem com que empresas brasileiras mostrem potencial de ocupar uma fatia relevante do mercado de cosméticos internacional.
A igc Partners é líder na América Latina em M&A (fusões e aquisições) pelo sell side, ou seja, o lado da venda. Nos últimos cinco anos, a empresa vem observando que as marcas nacionais têm assumido protagonismo importante no mercado, disputando espaço com grandes players e atraindo investidores de peso, segundo Felipe Toja, sócio especialista em cosméticos.
“Este é um segmento resiliente a crises. Por se tratar de uma categoria de consumo recorrente, o mercado de cosméticos, em geral, não vê quedas, mas também não apresenta um crescimento exponencial ano após ano. Apesar disso, vemos que as marcas nacionais têm se destacado frente às multinacionais e crescem de forma mais acelerada que as taxas de desenvolvimento do setor”, diz Toja.
No mercado interno, muitas marcas brasileiras têm ganhado a preferência dos consumidores e conquistado uma parcela maior de market share. A criação de fórmulas que atendem aos diferentes perfis de consumidores no país é um dos fatores para essa evolução. Outro ponto é a crescente importância das redes sociais como canal de comunicação.
Comunicação adequada à realidade local gera maior engajamento
“Enquanto as marcas estrangeiras concentravam sua publicidade em campanhas ‘importadas’, frequentemente dubladas e com representações de mulheres brancas predominantemente, as empresas nacionais adotaram uma abordagem oposta, com comunicação adaptada à realidade local, resultando em maior engajamento com os clientes”, aponta o especialista.
Toja conta que a ascensão de marcas nacionais passou a despertar o interesse de investidores, que estão se movimentando para aproveitar o potencial de crescimento do segmento. “No mercado de M&A temos dois principais tipos de investidores. Os estratégicos são aqueles que já fazem parte do setor e buscam negócios para complementar o portfólio, ampliar presença em alguma região ou segmento de público. Já os financeiros são fundos de investimento, que buscam aportar capital para acelerar o crescimento de uma empresa, trazendo recursos para uma expansão acelerada”.
Recentemente, a igc Partners conduziu duas transações que exemplificam esses dois perfis. A Truss foi vendida para o Grupo Boticário, um investidor estratégico. Do outro lado, a aquisição da Skala pelo Advent reflete um perfil de investidor financeiro.
Marcas nacionais têm potencial de crescimento no mercado externo
O sócio da igc Partners também enxerga possibilidade de crescimento externo para a indústria brasileira de cosméticos. “As marcas nacionais têm um potencial genuíno de ocupar uma fatia relevante do mercado de cosméticos internacional. A qualidade dos produtos brasileiros compete em pé de igualdade com os internacionais, comparando-se a marcas que atendam o mesmo perfil de público. Somado a isso, ainda que os rótulos nacionais sejam vendidos no mercado internacional com valores bem superiores àqueles comercializados localmente, eles são percebidos com um diferencial de custo-benefício”.
Outro atrativo é a diversidade do portfólio brasileiro. “No Brasil, temos uma população grande, muito diversa em termos de pele e cabelo e que trata o consumo de cosméticos como primordial (93% dos brasileiros consideram essenciais gastos com produtos de beleza e bem-estar). Isso faz com que as marcas locais tenham um terreno fértil para desenvolverem linhas amplas para as diferentes necessidades dos consumidores e essa diversidade permite que as marcas estejam mais preparadas para entrar em outros países, por, em geral, já terem produtos adequados ao público dessas regiões. É uma gama de portfólio mais completa do que mercados europeus e norte-americanos, por exemplo".
Para Toja, conforme novas transações de M&A acontecerem no setor, as empresas nacionais de cosméticos passarão a ter capital para investir em estrutura, logística, entre outros fatores, abrindo possibilidades de estarem cada vez mais presentes internacionalmente. “A demanda existe e os consumidores já reconhecem os diferenciais que os produtos brasileiros entregam”.
Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/marcas-nacionais-tem-se-destacado-frente-as,5121